11/07/2024

LPR: como funciona e quais são as aplicações?

Já imaginou contar com um sistema de câmeras que identifica placas de automóveis para permitir ou proibir o acesso a determinados ambientes? Pois bem, ele existe e chama-se LPR.

A sigla vem do inglês e significa License Plate Recognition — na tradução para o português, temos a Leitura Automática de Placas. Que tal saber mais sobre esse recurso, suas aplicações e vantagens?

Continue a leitura deste post e tire as suas principais dúvidas! O que é e como funciona o LPR?

A leitura automática de placas consiste em um sistema inteligente, capaz de reconhecer caracteres presentes em placas de veículos. Ele processa tanto vídeos ao vivo quanto imagens capturadas.

Como o próprio nome indica, essa tecnologia foi projetada para capturar e identificar dados de forma automática. Entenda melhor as etapas:

  • captura da imagem por câmeras posicionadas em locais estratégicos, como postes, edificações e até viaturas policiais;
  • pré-processamento da imagem para melhorar sua qualidade, o que pode incluir ajustes e correções de diversos atributos;
  • processamento da imagem com algoritmos que segmentam a placa para extrair os principais dados, como números e letras;
  • comparação dos caracteres com uma base de dados de placas para saber se há registros, impostos atrasados e outras condições;
  • tomada de decisão com base nas informações coletadas, o que pode envolver acionamento de alarmes e alertas;
  • armazenamento das placas capturadas em um banco de dados para futuras consultas ou para análises estatísticas. O desempenho do sistema LPR varia de acordo com as condições de luz, velocidade dos carros, qualidade da câmera e outros fatores, mas é fato que melhorias recentes têm tornado essa tecnologia cada vez mais precisa.

Quais são as aplicações do recurso LPR?

O LPR é um aliado para proporcionar mais segurança a condomínios, estabelecimentos comerciais, empresas, indústrias e até espaços abertos, como ruas, parques e estacionamentos. Veja suas principais aplicações.

Segurança e vigilância

A leitura automática de placas é amplamente empregada nas chamadas áreas sensíveis, representadas por locais públicos ou privados que precisam de reforço no controle de acesso. Bons exemplos incluem os aeroportos e as instalações governamentais

Gerenciamento de frota

Muitas empresas de logística e de transporte utilizam a leitura automática de placas para rastrear os seus veículos. Isso acaba por otimizar a gestão de toda a frota, melhorando a eficiência operacional e reduzindo custos.

Controle de tráfego

As autoridades de trânsito também tiram proveito do LPR. Esse sistema permite detectar infrações de trânsito, como passagem por semáforos e excesso de velocidade, além de fornecer dados para otimizar rotas e analisar o fluxo de tráfego.

Pedágios e estacionamentos

Em estacionamentos e pedágios automatizados, a leitura automática de placas pode ser usada para facilitar a entrada e a saída de veículos sem envolver o atendimento humano. Isso aumenta a eficiência das operações e reduz o tempo de espera.

Aplicação da lei

No policiamento, a tecnologia serve para identificar veículos procurados, roubados ou que pertencem a pessoas com alguma restrição. Desse modo, facilita as investigações criminais para rastrear movimentações suspeitas e atividades ilícitas.

Quais são as vantagens do sistema LPR?

Como faz o reconhecimento instantâneo de diferentes veículos, o LPR traz praticidade e evita o uso de tickets ou outros mecanismos de controle. Portanto, é um grande aliado dos profissionais que cuidam da segurança.

Cabe destacar que essa tecnologia pode ser facilmente integrada a outros sistemas de vigilância e monitoramento, tornando a resposta a incidentes muito mais efetiva.

Outra vantagem do sistema está no fato de coletar dados estatísticos sobre tráfego e padrões de movimento de veículos, o que favorece o planejamento urbano e a tomada de decisões estratégicas.

Como resultado de todas as vantagens, o LPR acaba proporcionando economia de tempo e de recursos para que as empresas invistam em soluções complementares à proteção de pessoas e do patrimônio.

Se você gostou deste conteúdo, siga a Faritel no Instagram e acompanhe todas as novidades!

VOLTAR