Em sua antiga sede, a Flexsul possuía demanda de ampliação e readequação da estrutura com alta frequência devido ao crescimento e expansão da empresa. Como a estrutura inicial de sala de servidores e o cabeamento de rede não tiveram planejamento adequado, todas as ampliações ou readequações acabaram sendo feitas sem um padrão e dentro das normativas. Com isso a empresa começou a enfrentar alguns problemas pela diversidade do cabeamento de rede, telefonia, switches e equipamentos de redes instalados para atender a demanda atual, porém fora das normativas e melhores práticas de mercado, com isso, acabava por gerar problemas de conexões entre os equipamentos como perda de pacotes de dados na rede, problemas de desconexão da rede Wifi dentre outros. A respectiva solução dos problemas citados acabava por demorar, pois, os equipamentos estavam instalados descentralizados e devido à diversidade de equipamentos e cabeamentos.
Hoje, a Flexsul conta com 4.200 m², onde tem cabeamento estruturado por todo ambiente com 238 pontos lógicos, 12 pontos Wifi, quadros de distribuição, todos identificados na estrutura do prédio e nos móveis, ganhando agilidade no processo de contratação e adaptação do profissional em seu ambiente de trabalho. Para determinados espaços mais deslocados foi utilizado fibra óptica para conectar os diversos pavimentos, além de um dimensionamento de rede interna através do Wifi.
Como destaque encontramos um ambiente de data center localizado ao lado da sala de TI, onde conta com controle de acesso, piso elevado e espaço para manobra de racks tanto para manutenção quanto expansão futura, data center que a Faritel projetou para atender a empresa neste momento e para os próximos anos. Para esta estrutura foram instalados dois nobreaks para a sala de servidores, onde trabalham em paralelismo, recurso disponível nos próprios nobreaks. Além dos nobreaks utilizados para a energia da sala, a empresa conta com um gerador dedicado somente para gerar energia para o data center.
No ambiente de vigilância as câmeras externa foram instaladas em pontos estratégicos, devidamente identificadas e com propósito de facilitar a manutenção ou troca de equipamento, além de suas conexões estarem protegidas das ações do tempo.
Por estar estruturado e configurado no data center, um ano após a entrega de todo serviço não foi necessária nenhuma espécie de manutenção no ambiente, assim ganhando tempo para gestão e planejamento da empresa, onde a busca de tecnologias de vendas é necessária, apoiando os vendedores e representante da distribuidora.
Para o data center foi realizado a implantação do Farimon, uma solução que monitora o ambiente físico da sala. Para a Flexsul o equipamento foi configurado para monitorar o sistema de fornecimento de energia da sala, presença de fumaça e temperatura, além de realizar a gestão de dois sistemas de ar condicionado para ter sempre um ativo. Caso ocorra alguma falha em um dos sistemas monitorados, o Farimon gera um alerta e dispara SMS para os celulares cadastrados, alertando em tempo hábil para uma ação emergencial.
A Flexsul, além da sua sede em Passo Fundo, possui uma filial na cidade de Gravataí-RS. Apesar de um espaço alugado, a sua estrutura segue o padrão de erviço que a Faritel realizou na matriz, assim garantindo a integridade da informação e a integração com a matriz, facilitando a gestão integrada de TI.