18/11/2022
Segurança corporativa: quais são os itens essenciais?
Ao falar de segurança corporativa é possível seguir por diversas vertentes. Mas o que de fato é considerado essencial para uma empresa exercer suas atividades com tranquilidade?
Esta é a pergunta que a Faritel irá responder no conteúdo de hoje.
Neste texto, você irá descobrir quais são os itens fundamentais para a segurança de uma empresa, além de outras informações relevantes.
Curtiu a ideia do conteúdo? Então prossiga com a leitura do texto!
Segurança corporativa: o que é e qual a sua importância?
A segurança corporativa é um conjunto de medidas e estratégias que tem como principal finalidade resguardar os ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa contra possíveis riscos.
Tudo isso através de tecnologias físicas ou digitais, que não só ajudam na segurança do local em si, como também garantem maior controle de toda a operação organizacional.
Inclusive, essa é uma área na qual muitas corporações investem fortemente, uma vez que ela ajuda a otimizar processos internos e externos.
O que isso quer dizer? Que os benefícios não se limitam somente aos gestores e colaboradores. Ela também influencia positivamente nas relações com os clientes e fornecedores. Por isso, a segurança corporativa é tão importante.
Itens essenciais para a segurança de uma empresa
Sabemos que a tecnologia tem avançado muito nos últimos anos, oferecendo ferramentas cada vez mais completas, especialmente, na área de segurança corporativa.
Porém, quando nos questionamos sobre o que de fato é essencial para a segurança de uma empresa, podemos deixar de lado algumas inovações.
Por que? Porque antes de instalar ferramentas mais complexas, o básico precisa estar operando com eficiência.
Abaixo, veremos alguns aspectos da segurança corporativa que, necessariamente, precisam estar muito bem formatados para que a empresa desempenhe suas funções de forma segura e eficiente. Vamos a elas?
Segurança Corporativa – Patrimonial
O primeiro item essencial é a segurança patrimonial. Considerada a mais tradicional das áreas de segurança corporativa, a qual engloba atividades de vigilância, monitoramento 24 horas, sistemas de alarme, controles de acesso à instituição, entre diversas outras ações preventivas.
É imprescindível possuir um sistema de segurança patrimonial efetivo, que garanta a preservação dos ativos da empresa e que permita o controle de pessoas com acesso às mais variadas áreas da organização.
Empresas de logística, por exemplo, possuem muitas fragilidades em suas operações, por isso necessitam de uma atenção redobrada com estes equipamentos.
Inclusive, como já visto aqui no Blog, sistemas de videomonitoramento analítico podem ser extremamente benéficos nesse sentido.
Pois além de cumprir as mesmas funções do monitoramento tradicional, este sistema faz uma análise automática de movimentos e envia comandos quando algo foge do padrão.
Além de evitar imprevistos, estes sistemas também possibilitam identificar gargalos na operação e formas de contorná-los. Por isso, são tão necessários.
Segurança da informação
Atualmente, é impossível falarmos de segurança corporativa sem mencionarmos a tecnologia da informação.
A segurança da informação tem se tornado cada vez mais necessária, já que se refere à proteção e manutenção dos dados confidenciais de uma organização.
Além de impedir o acesso ou uso indevido de dados de clientes e funcionários, proteger informações sigilosas, formulários, entre outros materiais restritos, essas tecnologias auxiliam na fluidez e segurança das operações internas e externas.
Data Centers, por exemplo, são praticamente tecnologias obrigatórias para qualquer empresa, pois eles influenciam em inúmeros processos, tais como:
- Compartilhamento de arquivos;
- Aplicativos de produtividade;
- Ferramentas de gestão do relacionamento com o cliente (CRM);
- Sistemas de gestão empresarial (ERP) e banco de dados;
- Big data, inteligência artificial e aprendizado de máquinas;
- Desktops virtuais, comunicações e serviços de colaboração, entre outros.
Ou seja, além de manter as informações de uma instituição seguras, eles garantem uma série de vantagens competitivas nas atividades operacionais e táticas.
Todavia, algo que deve ficar bem explícito é que se o conjunto de sistemas não forem planejados conforme as necessidades da empresa, pouca será a eficiência resultante dessas tecnologias.
Por isso, é necessário buscar uma instituição que saiba como montar um projeto personalizado para o negócio, a fim de instalar soluções que realmente tragam um resultado satisfatório.
A Faritel, por exemplo, não entrega nenhum projeto igual a outro. Sempre buscamos estudar o que irá funcionar melhor em cada negócio, para aplicarmos as soluções corretas, tanto na área de segurança corporativa, quanto no âmbito de tecnologia da informação.
Você pode confirmar o que estamos falando acessando a nossa área de Cases. Lá, exibimos alguns projetos e até mesmo avaliações feitas pelos nossos clientes.
Caso deseje saber mais sobre as nossas soluções em segurança, fique à vontade para entrar em contato conosco.
Veja o nosso Case sobre as soluções implementadas na Inovamed aqui!
Leia também: Soluções de Segurança para Empresas.
VOLTAR