21/06/2023
O que é datacenter tier 3? Saiba agora!
Você já ouviu falar no termo “datacenter tier 3”?
Para proteger informações e garantir a continuidade dos negócios, muitas empresas optam por construir ambientes responsáveis pelo armazenamento e fluxo de informações. Esses são os datacenters.
Porém, se houver uma falha ou uma interrupção não programada e o Data Center “sai do ar”, as informações corporativas podem se tornar indisponíveis.
E quanto isso custa para as empresas?
Dependendo do porte do negócio, o preço de ficar com suas informações indisponíveis pode chegar à casa dos milhões!
É aí onde entram os níveis de proteção do datacenter, também chamados de “tiers”. Leia o texto a seguir e saiba mais sobre eles.
O que é datacenter tier 3 e o que significam os outros tiers?
A palavra “tier”, em inglês, significa “camada”, e no universo da Tecnologia da Informação, essa classificação representa o número de camadas de redundância dos datacenters.
Dessa forma, o Datacenter Tier 1 é o que possui apenas uma camada de redundância e, portanto, menor proteção contra possíveis quedas do que os datacenters de Tiers 2, 3 ou 4.
Os datacenters Tier 3 e Tier 4 são os que possuem mais camadas de proteção contra indisponibilidade e podem se tornar praticamente à prova de paralisações. Portanto, são os mais seguros para ambientes que requerem alto grau de proteção e operabilidade.
Além disso, os datacenters podem ter diferentes camadas de proteção para cada parte da sua infraestrutura, seja ela telecomunicações, arquitetura, elétrica e mecânica.
Por exemplo: um datacenter pode ser um Tier 2 na arquitetura, Tier 4 em telecomunicações e Tier 3 em elétrica, mas ser um Tier 1 em mecânica.
Entretanto, ele sempre recebe a classificação geral da camada mais baixa. Portanto, nesse caso teríamos um datacenter Tier 1.
Ou seja, de acordo com as normas, evidencia-se os pontos fracos que podem resultar em falhas, porque um só ponto de vulnerabilidade pode paralisar um datacenter.
Sobre redundâncias
Quanto mais camadas de proteção o datacenter tiver, mais redundância terá em seus sistemas e equipamentos.
De acordo com a norma ANSI/TIA-942, existem cinco tipos de redundância: N, N+1, N+2, 2N e 2 (N+1). Saiba mais sobre elas a seguir:
1 – Nível N
Um datacenter N não possui nenhum tipo de redundância. Ou seja, nada além de “N”, que representa o número necessário de equipamentos em cada sistema.
2 – Nível N+1
No nível N+1, sistemas críticos como refrigeração e abastecimento de energia possuem pelo menos um equipamento de redundância.
Nesse caso, “N” pode representar o número necessário de módulos de nobreaks. E o “+1” significa que haverá um módulo além do necessário.
EXEMPLO: Se forem necessários 3 nobreaks no sistema, serão implantados 3 + 1.
Esse detalhe é essencial, pois possuir energia disponível além do necessário significa reduzir as chances de inatividade.
3 – Nível N+2
Nesse caso, o datacenter possui os equipamentos necessários e mais dois redundantes. Isso aumenta ainda mais o seu nível de segurança.
4 – Nível 2N
O Nível de Redundância 2N fornece dois sistemas completos para cada sistema básico. Dessa forma, a falha ou manutenção de apenas uma unidade não compromete as operações do restante.
Em outras palavras, tudo deve ser duplicado.
EXEMPLO: Para a alimentação elétrica de um datacenter 2N, é necessário duas linhas de distribuição elétrica totalmente independentes, e isso inclui desde os geradores até a régua de alimentação dos servidores.
5 – Nível 2(N+1)
Para o Nível 2(N+1), além de duas fontes principais de energia com estruturas independentes, o data center teria um nobreak além do necessário para cada fonte principal.
Imagine a seguinte situação: você precisa comprar doces para 4 pessoas. Como quer garantir que não haja falhas na entrega, pede os 4 doces em dois locais diferentes, e mais um extra em cada um deles, por garantia.
Ou seja, em um datacenter 2(N+1) os sistemas críticos possuem o dobro da quantidade necessária de equipamentos e mais um módulo adicional para cada lado. Dessa forma, ele torna-se praticamente infalível.
O datacenter Tier 3
Um datacenter Tier 3 é um sistema que conta com equipamentos de refrigeração e alimentação de energia redundantes, da qual a redundância exigida é do tipo N+1. Ou seja: deve contar com um equipamento backup em cada segmento.
Isso faz com que manutenções planejadas possam ser feitas sem o desligamento do sistema.
Mesmo assim, um datacenter Tier 3 ainda é suscetível a falhas de operação que podem interromper os serviços. Por isso dizemos que ele não possui tolerância a falhas (diferentemente do datacenter Tier 4).
E aí, gostou de saber mais sobre o que é um datacenter tier 3, sobre os outros tiers e sobre os níveis de redundância? Em nosso blog você encontrará mais informações como essa. Clique aqui e acesse agora mesmo!
Siga a Faritel no Instagram e fique por dentro das últimas novidades.
Até a próxima!
VOLTAR