16/06/2023

Qual a importância dos projetos elétricos?

Você já ouviu falar em projetos elétricos? 

A importância deles é imprescindível para qualquer construção, seja ela residencial ou comercial.

Para qualquer obra, deve-se seguir sempre o que foi projetado, e isso inclui toda a parte elétrica das construções.

Existem profissionais e empresas no mercado especializadas em projetos elétricos, capazes de executá-los com maestria.

Por isso, é fundamental entender melhor sobre a importância dos projetos elétricos em uma obra. Leia o texto a seguir e saiba mais sobre o assunto!

O que são os projetos elétricos?

Os projetos elétricos consistem na determinação de materiais, suas especificações e quantidades. Essas informações são organizadas em um documento responsável por indicar como serão feitas as instalações que demandam energia elétrica após o término da obra.

Neles, os responsáveis pela execução (geralmente eletricistas e empresas que prestam esse serviço) possuem todas as informações necessárias para fazer a execução da instalação elétrica da obra, utilizando o projeto elétrico como guia.

Qual a sua importância?

Todos os projetos elétricos devem ser feitos por profissionais especialistas habilitados para essa função, como engenheiros civis ou técnicos em elétrica.

Para projetos mais elaborados, é exigido um engenheiro eletricista, além de um Atestado de Responsabilidade Técnica (ART) para o mesmo. Essa exigência é feita pelo órgão regulamentador CREA.

Isso acontece porque os projetos demandam um alto grau de responsabilidade, afinal se não forem bem dimensionados corre o risco de acidentes como choques, curto circuitos e outros capazes de causar danos à saúde de quem estiver utilizando as instalações.

Principalmente em obras menores, é comum que haja um desprezo pelos projetos elétricos, e esse é um erro muito comum nas construções de hoje em dia.

E nessas horas, o que é barato pode custar caro mais pra frente. O projeto elétrico determina a quantidade e a especificação exata de cada material a ser comprado para sua obra, e dessa forma se torna fundamental.

Caso não haja um projeto elétrico, fica difícil saber essas informações, e ao longo do andamento da obra podem haver prejuízos com itens imprevistos que precisam ser adquiridos.

No fim, este prejuízo será muito maior do que o valor que gastaria com o projeto.

Além disso, ao contratar uma empresa ou um profissional para elaborar o projeto elétrico em uma obra, você estará com a garantia que todas suas instalações estarão de acordo com a Norma Brasileira (NBR), que por sua vez, sempre preza pela segurança do usuário e do consumidor.

Outro ponto importante: com o projeto elétrico em mãos, é certo que sua obra não terá as famosas “gambiarras” que andam na contramão da segurança.

E aí, gostou de saber mais sobre a importância dos projetos elétricos em uma construção residencial ou comercial? No blog da Faritel você encontrará mais dicas e informações como essa. Clique aqui e acesse agora mesmo!

Siga a Faritel no Instagram e fique por dentro das últimas novidades.

Até a próxima!

VOLTAR