13/07/2021
Você sabe o que é rede GPON e quais são as vantagens dessa tecnologia?
Rede Óptica Passiva Gigabit: esta é a tradução no português para Gigabit Passive Optical Network, cuja sigla é GPON.
Saber o significado da sigla, no entanto, não traz todas as informações que você precisa para entender quais são as especificações e características da rede que faz parte do seu dia a dia, caso a internet que você utiliza em casa ou no trabalho seja a fibra óptica.
Quer saber mais sobre essa tecnologia e as vantagens de utilizá-la? É só seguir a leitura para descobrir!
Rede de Óptica Passiva (PON)
Para compreender a rede GPON é preciso saber antes que ela é constituída pela tecnologia PON, um sistema que usa a fibra óptica para construir redes de ponto a multiponto.
Por conta dessa característica ela é classificada como uma rede passiva, já que não há nenhum tipo de componente energizado entre o concentrador de rede (OLT) e o cliente (ONU).
Como a comunicação entre esses pontos é feita através de um sinal óptico, há muito menos chances de pane ou de queima de equipamentos do que se a ligação ocorresse por meio de uma rede elétrica, por exemplo.
Escalabilidade e solidez no serviço de banda larga são algumas das particularidades da Rede Óptica Passiva (PON), cada vez mais escolhida por provedores e administradores de redes.
Vantagens da rede GPON
A rede GPON, normatizada pelo órgão ITU-T G.984, tem como importante característica a capacidade de tráfego que chega a 2,5 Gbps no sentido downstream e 1,25 Gbps no sentido Upstream.
Isso significa dizer que os downloads ocorrem na velocidade de pouco mais de 1 Gigabyte, permitindo o tráfego de dados em grande quantidade entre transmissores e receptores.
A velocidade na transmissão dos dados, no entanto, é apenas uma das grandes vantagens da utilização das redes GPON.
A rede entrega muito mais eficiência, a custos bem menores. Isso acontece porque não há necessidade de instalar amplificadores, cabos adicionais ou cabos especiais, por exemplo.
A rede GPON necessita apenas de um filamento de cabo óptico, que interliga diferentes usuários, reduzindo custos.
Quando manutenções são necessárias, os custos também são reduzidos, devido a ausência de interferências eletromagnéticas e ao menor uso de fibras e dispositivos.
O fato de permitir a conexão de um maior número de dispositivos a uma mesma porta PON, no entanto, não significa menos eficiência.
Tanto é verdade que a tecnologia GPON é capaz de atingir uma confiabilidade de até 92% neste quesito.
A explicação é que a transmissão da rede é feita em pacotes de bytes. Dessa forma, o GPON permite um tamanho de pacotes que varia entre 64 e 1518 bytes.
Otimizando o processo em transmissões menores, os usuários desse tipo de rede ganham também em velocidade.
A lista das vantagens se completa com a redução do consumo de energia elétrica e facilidade no controle e monitoramento.
Gostou de saber mais sobre a rede GPON e de conhecer suas vantagens? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e descubra se essa é a melhor opção para sua empresa ou residência.
VOLTAR