15/06/2022
Tudo que você precisa saber sobre a reforma do data center
Imagine ter que consertar o motor de um carro em pleno funcionamento? Por mais improvável que seja, queremos tomar esse exemplo como ponto de partida para falar sobre a reforma de um data center.
A operação, também chamada de retrofit, envolve alto índice de complexidade já que o coração da empresa não pode parar enquanto a rede elétrica e equipamentos são trocados ou o espaço físico modificado.
Embora nós tenhamos perdido a conta de quantas reformas de data center já fizemos, podemos garantir que as dúvidas que os clientes trazem são bastante semelhantes.
Separamos 4 perguntas e trouxemos as respostas! Se preferir, você pode dar o play no vídeo do Júlio Barichello, gerente aqui da Faritel, para conferir as explicações.
1 – Não sei onde estão e nem para onde vão os cabos na minha empresa
A modernização do data center contempla toda a organização do rack. Isso significa dizer que todos os cabos serão identificados e certificados durante o processo.
Com a reforma do data center, a empresa passa a ter em mãos toda a documentação que indica a numeração de cada ponto que chega ao patch panel.
Com o mapa de todos os pontos em mãos, fica fácil saber em qual sala cada um desses pontos está.
2 – Um nobreak e um gerador são suficientes?
A presença de um nobreak no data center garante energia estabilizada para os servidores. Dessa forma, caso a energia falhe você possui um gerador próprio para o suprimento.
Acontece que, quando você conta com apenas um nobreak, fica na mão em caso de falhas. Quando o assunto é data center, não podem haver falhas, não é mesmo? Isso torna a redundância de equipamentos um requisito fundamental.
Dica da Faritel: conte com, pelo menos, dois nobreaks em funcionamento no seu data center!
Muito mais do que prevenção, este é um cuidado que garante energia de qualidade e a continuidade das operações para efetuar manutenções preventivas dos nobreaks com tranquilidade.
3 – Consigo utilizar os mesmos racks na reforma do data center?
Na tentativa de economizar com a reforma do data center, utilizar os mesmos racks é uma possibilidade que passa pela cabeça da maioria dos nossos clientes.
Caso tenha condições de fazer a parada total do data center por um período de três a cinco dias, por exemplo, essa possibilidade existe.
Na maioria dos casos, no entanto, não é possível manter o coração da empresa desligado por tanto tempo.
É por isso que pelo menos a metade dos racks precisará mesmo ser substituída. Lembre-se que durante o retrofit vamos retirar a estrutura do rack existente e, ao mesmo tempo, precisaremos acomodá-la em outro rack.
No caso do cabeamento, todos os cabos desorganizados precisarão ser transferidos para outro rack e este rack já deve estar dentro do padrão e das normas.
4 – É possível colocar o piso elevado com o data center em operação?
Para a melhor organização do cabeamento, da parte elétrica, lógica e para acomodar as sobras de cabos (necessárias para manutenções futuras), o piso elevado faz toda a diferença.
A boa notícia é que, com doses extras de cuidado e planejamento dos profissionais que estão executando o serviço, é possível aproveitar a modernização do data center para instalar o piso elevado.
Mas lembre-se: antes da reforma do seu data center, a Faritel não abre mão de cumprir com perícia a etapa anterior, que compreende o mapeamento de todos os cabos de interligação.
Gostou de saber mais sobre a reforma do data center? Com estas informações em mãos e a equipe da Faritel na execução, o processo de retrofit do data center da sua empresa estará em boas mãos!
VOLTAR