31/01/2023

Segurança eletrônica para condomínios: principais itens de um projeto

Projetos de segurança eletrônica para condomínios precisam ser muito bem estruturados, uma vez que envolvem a comodidade e proteção de inúmeras pessoas.

Nesse sentido, existem alguns equipamentos imprescindíveis para cumprir com este objetivo. Quer saber quais são eles?

Então prossiga com a leitura deste conteúdo completo produzido pela Faritel.

Estrutura de um projeto de segurança eletrônica para condomínios

Sabe quais são as maiores preocupações de quem busca locar ou comprar um apartamento? Encontrar um lugar seguro e que traga praticidade ao seu dia a dia.

Por isso, projetos de segurança eletrônica para condomínios são extremamente importantes, pois eles ajudam nas duas vertentes.

Nesse contexto, é preciso que alguns equipamentos e processos estejam devidamente instalados no condomínio para suprir essas necessidades.

Cercado elétrico

Muito utilizado em condomínios residenciais, a cerca elétrica consegue impedir a invasão por cima dos muros da propriedade. 

Apesar de ser simples, este recurso é muito útil, tanto em condomínios que possuem um porteiro, quanto os que têm apenas portaria eletrônica.

Inclusive, isso facilita o trabalho do segurança, fazendo com que ele cuide somente dos acessos principais, como portas e portões.

Ainda falando sobre este componente, existe a opção do cercado perimetral com câmeras de vídeo, que têm a função de monitorar toda a área.

No momento em que elas identificam qualquer invasão, disparam um alarme de forma automática, além de filmar o ocorrido.

Sistemas de alarme

O alarme sonoro é essencial para inibir a ação de invasores em condomínios. Os modelos disponíveis são práticos e facilmente integráveis em um projeto de segurança.

Aqui, se inclui tanto alarmes de invasão, quanto os alarmes de incêndio.

O detalhe é que existem algumas tecnologias avançadas nesse sentido. Há a possibilidade de elaborar uma proteção perimetral através de fibra enterrada.

Esse mecanismo funciona como uma espécie de barreira virtual. No momento em que alguém se aproxima de um cercado, por exemplo, a tecnologia faz a captação sonora dos passos do invasor, possibilitando uma reação imediata de segurança. Bem legal, né?

Câmeras de segurança

A identificação visual é uma grande forma de prevenção. Além de bloquear a ação de criminosos, elas são perfeitas para auxiliar em casos de perdas ou acidentes

Elas podem integrar um projeto mais complexo de CFTV (circuito fechado de televisão) para monitoramento em tempo real, ou apenas atuarem na captação e gravação de imagens externas e internas do condomínio.

Atualmente, existe uma tecnologia muito eficaz: o videomonitoramento analítico. Essas câmeras operam de uma forma mais inteligente.

Elas fazem a leitura de movimentos suspeitos e disparam alertas de forma automática, facilitando e muito a identificação de criminosos.

Saiba mais sobre esta tecnologia no texto abaixo.

Benefícios do videomonitoramento analítico: inteligência à serviço da segurança.

Portaria Inteligente/controles de acesso

É uma ótima aliada no controle de quem entra e sai do condomínio. Além disso, contribui também para a comunicação da portaria com os moradores, aumentando a sensação de segurança dos condôminos. 

Nesse sentido, também existem algumas tecnologias bem interessantes, como a implementação de vagas de pânico, que funcionam através de um sistema de câmeras. 

Se uma pessoa é coagida a entrar no condomínio dentro do seu carro, por exemplo, ela pode simplesmente parar nessa vaga por alguns instantes, que o sistema se encarrega de gerar um alerta imediato para o porteiro ou segurança tomar uma ação preventiva.

Sistema de interfones e comunicação

Outro item de extrema relevância na segurança eletrônica para condomínios, uma vez que descomplica todo o processo de comunicação dos moradores.

Obviamente, todo o sistema deve ser configurado conforme a disposição dos locais, para que tudo funcione de forma integrada.

Outros pontos cruciais se referem ao cabeamento e a estrutura lógica dos espaços, para facilitar a conectividade à energia e claro, à Internet.

A Faritel é especialista em desenvolver projetos de segurança eletrônica para condomínios, tanto a nível de cabeamento, quanto aos equipamentos necessários.

Inclusive, você pode conferir o nosso projeto mais recente, realizado no Residencial Dona Geny, em Erechim, RS, onde fizemos a instalação de diversas soluções. (Acesse o Case aqui!)

Por fim, esperamos ter tirado todas as suas dúvidas com relação aos itens necessários para a segurança de um condominio.

Caso queira saber mais sobre as nossas soluções, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Teremos o maior prazer em lhe atender!

VOLTAR