Certificacoes v2

Certificação de Redes


A Faritel Solutions possui equipamento próprio para a certificação de redes Categoria 5e, Categoria 6, Categoria 6A e Fibras Ópticas assim como uma equipe especializada, garantindo que as instalações estejam de acordo com as normas EIA/TIA 568. Para garantir a alta performance da sua rede estruturada e a validação dos principais programas de extensão de garantia, exija a certificação com equipamento devidamente atualizado e calibrado periodicamente.

A certificação de rede é a garantia de que o cabeamento estruturado da empresa está dentro das normas técnicas e em perfeito funcionamento. Esta certificação gera vantagens imensas para o departamento de TI no diagnóstico de anomalias na rede e para a empresa no retorno do seu investimento em estrutura.

A certificação de rede vem não apenas garantir de que o sinal entre ponto A e o ponto B estão trafegando em perfeitas condições, mas também gera uma garantia de qualidade para a empresa que investiu no equipamento (cabos, patch panels, conectores, etc). Do aspecto operacional da rede, o documento de certificação proporciona ao departamento de TI, que qualquer que seja a anomalia, ela não está no cabo e suas conexões, ou seja, um item a menos na lista de diagnóstico de problemas de comunicação na rede, a resolução do problema (troubleshooting) fica muito mais rápida e orientada.

Você deve optar pela Certificação dos Cabos ou Certificação Completa?


Certificação dos Cabos

Segundo a ANSI/EIA/TIA, é um teste obrigatório. Consiste em utilizar um aparelho, chamado de cable scanner, para se testar todos os pontos instalados da rede. Para começar o teste é importante programar o scanner para o tipo de cabeamento que vai ser testado Categoria 6, Categoria 5, e assim por diante.

O scanner deve estar programado para realiza testes requeridos por normas da ANSI/EIA/TIA ou ISO/IEC que possui valores padrões. A medida que o teste começa, os dados referente a cada ponto de rede testado é acumulado dentro do scanner. A impressão deste relatório mostra uma análise detalhada e exibe o status, que pode ser POSITIVO ou NEGATIVO. O objetivo da certificação e ter 100% de pontos com o status POSITIVO.

Todos os cabos devem ser testados, sejam eles coaxiais ou fibra ópticas. No caso de fribra ópticas, seguindo as normas, testes de atenuação óptica, deve ser feito com um conjunto Power Meter & Fonte de Luz e também testes com OTDR, documenta fielmente a instalação. Exija da empresa que executou o projeto de cabeamento estruturado uma cópia, impressa ou em mídia, de todos os testes realizados após a finalização da obra.


Certificação Completa

Além dos testes do cabeamento estruturado, outros fatores deverão ser levados em conta para permitirem uma certificação completa. Para isso, deverá existir o envolvimento do integrador, distribuidor e o fabricante da solução de cabeamento.

Para esse tipo de certificação ser possível, todos os componentes de cabeamento da instalação devem ser fornecidos pelo mesmo fabricante, garantindo o desempenho e a compatibilidade. Esta obra, para ser certificada, deve ser instalada por um integrador credenciado pelo fabricante correspondente e estar em dia com seus treinamentos.


A Certificação Completa, garante que:

  • Todas as normas nacionais e internacionais aplicáveis foram cumpridas;
  • Todas as práticas de projeto e instalação do fabricante foram seguidas;
  • Todos os materiais utilizados são fabricados pelo fornecedor escolhido;
  • Os materiais não foram contrabandeados ou falsificados;

A certificação completa da obra garante a qualidade do projeto e da instalação, isso estabelece a confiança entre todas as partes envolvidas: O cliente final, o fabricante, o distribuidor e a Faritel como empresa responsável pela instalação. 

Com os diagnósticos concluídos, o certificado com selo de garantia será adicionado na documentação do cliente, com garantia estendida de até 25 anos.